STATUS

01 junho 2006

Bravagente 01.06


Muitas vezes julgamos saber como é a vida na perifa... especialmente no nosso próprio bairro, mas a verdade é que nunca paramos pra observar como vivem as famílias por lá!
Em reuniões com as famílias num desenho coletivo que representaria as famílias do bairro, pudemos perceber muitas coisas que até então não percebíamos, as famílias normalmente são monoparentais, aonde as mulheres (mães) moram sozinhas com os filhos, que na maioria das vezes são de 4 a 6 para mulheres de até 30 anos, com baixa escolaridade, ganham +/- um salário mínimo, trabalhando de diarista, moram em barracos de madeira, com apenas dois cômodos, normalmente sofrem com as chuvas, invasão de baratas e ratos enormes (até andam pelos fios de energia, que por sua vêz é "gato", pois aquele que deseja pagar tem a sua energia roubada e paga pelo que usa e pelo que não usa, assim tb é com a água, esgoto a céu aberto, falta de creche para os filhos menores, saúde precária, atendimento no posto de saúde terrível, enfim... vivem num clima de guerra!!!
Por isso chamo de guerreiras, que inclusive é aforma pela qual elas foram classificadas pelas famílias que participaram das reuniões!